Glossário da coleção


GLOSSÁRIO DA COLEÇÃO

Aba- Borda do chapéu ou parte pendente das roupas.

Abotoadura- Espécie de pregador que prende o punho de camisas. Normalmente, uma das extremidades tem um pingente arredondado, oval ou retangular, enquanto a outra tem uma trava articulada.

Abrigo- Conjunto de calça e blusa de mangas compridas, normalmente feito de moletom ou nailon. Também é conhecido como training, jogging e moletom. Apesar de ter sido criado para práticas esportivas, o abrigo foi adotado como um tipo de roupa casual.

Acabamento - Série de processos por que passam um tecido ou produto para se obter uma melhor aparência e sensação tátil.

Acessório- Elemento usado como complemento ao vestuário, como bolsas, cintos, jóias, etc.

Agasalho - Refere-se a um blusão, casaco ou alguma outra peça que proteja do frio.

Alfaiataria – oficina em que são confeccionadas as peças habitualmente usadas em situações sociais por homens. O terno se originou da palavra ALFAIA, árabe, que significa “coisas móveis”, como mobiliário, louças e roupas. Atualmente este termo também é utilizado para designar um estilo, onde a construção da roupa é estruturada e bem elaborada.

Algodão-  Fibra de origem natural vegetal. É talvez a fibra mais utilizada no mundo. Sua qualidade depende da finura, pureza, brilho, cor. É facilmente lavável, fresca, flexível, e não acumula estática.

Algodão egípicio - É a fibra de algodão mais nobre do mundo. Sua característica é a fibra longa e fina que proporciona um produto com durabilidade maior e toque superior. Ela só pode ser encontrada nas margens do Rio Nilo no Egito, onde o clima e a fertilização do solo são únicos no mundo.

Algodão pima cotton - Fibra de algodão com toque sedoso e pouca produção de pilling (bolinhas). Este algodão pode ser encontrado no Peru, onde sua colheita é manual e sua qualidade superior, e nos Estados Unidos, onde sua colheita é mecânica e sua qualidade é inferior ao do algodão do Peru.

Alta costura - Na prática, o termo costuma ser utilizado para caracterizar roupas femininas sofisticadas e originais. Se seguido à risca, é uma expressão que é protegida juridicamente pela Câmara Sindical de Alta Costura Francesa e foi criada para determinar o tipo de roupa feita por empresas parisienses que cumprem uma série de pré-requisitos relacionados ao tipo de empresa e de fabricação dos produtos.

Alvejante - Processos mecânicos, físicos e químicos através dos quais se eliminam dos tecidos as impurezas naturais e artificiais.

Ankle Boot – bota com cano até o tornozelo. 

Anoraque- Casaco com capuz, que normalmente tem uma abertura com zíper na parte da frente, bolsos utilitários e ajuste na cintura ou nos quadris.

Assimetria - Falta de simetria. Falta de harmonia.

Azul Klein, vulgo Bic – É a cor da moda e, está em todas as vitrines, em todas famosas e anônimas. Ou em um detalhe ou na peça inteira. O Azul Klein é um azul eletrizante, que saiu das telas de Yves Klein, pintor francês que o lançou no mundo das artes na década de 50 e foi direito para os desfiles de moda. Aqui no Brasil também é conhecido como Azul Bic. A volta do azul bic foi originada pela princesa Kate e seu vestido de noivado da brasileira Issa.

Arrastão - Meia-calça que parece uma rede de pesca, feita em malha e com ligamentos bem abertos.

Babouches ou clog – são os sapatos com salto ou plataforma de madeira.
Backstage-  é a parte por “de trás do show”: o camarim.
Babado - Pedaço de tecido franzido que é costurado a peças de roupa para enfeitá-las. Ele pode ser ou não do mesmo tecido e cor da peça em que é aplicado.

Baby look- Camisetas femininas na altura da cintura e ajustadas ao corpo.

Baby-doll- Roupa de dormir composta por duas peças, como short e blusa, blusa e calcinha ou vestido e calcinha, feitos de tecidos leves e normalmente enfeitados com fitas, bordados e laços.

Baggy - é um tipo de modelagem de calça onde, como o nome já diz, é folgada. Porém, afunila gradativamente até a altura dos tornozelos.

Bainha- Dobra da barra do tecido de uma calça, saia, vestido ou casaco.

Balconné - peça com decote acentuado, alças e barbatanas. Como por exemplo: soutien balconné.

Balonê- Saia ou blusa que tem a barra virada e pregada na parte de dentro, formando um desenho parecido com o de um balão.

Bandana- Pedaço de tecido quadrado de tamanho médio que pode ser usado na cabeça, carregado nos bolsos de paletós ou calças ou amarrado no pescoço.

Barra italiana- Barra com a dobra virada para o lado de fora da calça.

Bata- Blusa curta ou longa que fica folgada no corpo. Quando tem o corte mais reto também é chamada de túnica, mas a bata normalmente é mais curta. Utilizada entre homens e mulheres.

Barrete - é um tipo de touca. Também é o nome de uma indumentária eclesiástica utilizada por bispos, cardeais e outros sacerdotes.
Básico - é o estilo casual e simples, que nunca peca por excesso.

Blazer- Casaco masculino ou feminino feito de tecido nobre, com botões na parte da frente.

Blusa canguru- Blusa com capuz.

Boca-de-sino- Calça com boca bem larga, que perto da barra tem vários centímetros de largura a mais que no início das coxas.

Body- Espécie de maiô. Pode ser usada com calça ou saia. É uma peça justa ao corpo e feita com fio de elastano.

Boho- Tem inspiração no movimento hippie e mistura peças étnicas e retrôs. Tem contrastes nas roupas entre tecidos nobres e casuais no mesmo look e aposta no acessórios de couro e camurça. Suas peças principais são: vestidos e saias longas, modelagens mais largas e confortáveis e bota cowboy.

Boina- Espécie de boné, sem costura ou pala, geralmente feito de lã, crochê ou tricô.

Bolero - Casaco feminino curto (no máximo até a altura do busto) usado aberto.

Bolsa baguete - Modelo feminino retangular com uma alça curta (para ser levada debaixo do braço) e fechada por uma fivela grande, normalmente com uma logomarca estampada.

Bolso-faca- Bolso cortado na diagonal.

Bomber jacket- Como a jaqueta perfecto, é uma peça feita de couro ou outros tecidos, ampla, normalmente com elástico nos punhos e barra, mangas largas e fechada com zíper frontal, geralmente forrada em lã.

Book - é o portifólio de um modelo. È o seu arquivo de fotos.
Booker - é quem é responsável pelo agenciamento do modelo.

Boxer-short - Modelo de short como aqueles usados por boxeadores, com pequenas fendas laterais e cós com elástico.

Braguilha- Abertura vertical na parte da frente de shorts, bermudas ou calças masculinas ou femininas, fechada por zíper ou botão.

Brim- Tecido resistente de linho ou algodão. Com construção de sarja, na diagonal do tecido.

Bodouir – tendência de usar peças que parecem ou lembram uma lingerie.

Boyfriend Jacket - são os casacos largos e amplos, como se fosse a “jaqueta do namorado”.
Cacharrel- Blusa de malha fria e gola rulê.

Cache-coeur (lê-se “cachequér”)- Blusa feminina cruzada na frente e amarrada na cintura ou no busto. Em tradução livre do francês, significa “esconde-coração”.

Cachecol- Tipo de echarpe feita de lã, seda ou outro tecido, liso ou com estampas, que se enrola ao pescoço.

Calça boyish -Também chamada de “jeans do namorado”, por ser reto e folgado.

Calça capri -Modelo de calça feminina de comprimento na altura dos tornozelos.

Calça cargo -Com inspiração militar, ela tem modelagem ampla e vários bolsos, grandes ou pequenos. O que normalmente a caracteriza são os bolsos nas laterais, na altura dos joelhos.

Calça corsário -É ajustada nas pernas e tem comprimento mais curto que a capri, entre os joelhos e os tornozelos

Calça fuseau -Calça feminina de malha que é colada ao corpo e tem um pedal que passa sob o arco do pé.

Calça johdpurs -Modelo com cavalo baixo, bem solta, pregueada nos quadris e ajustada nas pernas.

Calça pantalona -Peça ajustada na cintura e nos quadris, mas reta e ampla nas pernas, com comprimento que chega até o chão.

Calça skinny -Jeans que leva elastano na composição, de modelagem ajustada na cintura, quadris e pernas.

Cambraia-Tecido fino, leve e transparente, de algodão ou linho. Usado na confecção de roupas íntimas, lenços, roupas de bebê, blusas femininas e camisas sociais masculinas.
Camisa - Camisa (no Brasil) ou camisola (em Portugal) é uma peça de roupa da indumentária humana, masculina, feminina, infantil ou bebê. Existem vários tipos de camisa.
Canga - Pedaço de tecido grande e retangular que se usa amarrado, normalmente por cima do traje de praia.

Canguru: é um tipo de bolso grande em forma de trapézio com abertura nas laterais.
Canelado: tecido com trama em alto e baixo relevo gerando uma textura listrada.
Canutilho - Pequeno aviamento de formato tubular que é muito usado em bijuterias e aplicação em roupas.

Canvas - Tecido muito resistente, fabricado a partir do linho, algodão ou fibra sintética.

Capa - Peça sem mangas, geralmente longa, que é sobreposta a roupas de homens ou mulheres.

Capri: calça curta (até a altura do meio da canela) e folgada.
Capuz - Parte de uma capa, agasalho ou blusa que cobre a cabeça.

Cardigã -Casaco de malha, de mangas compridas, abotoado na frente e com decote V, usado por homens, mulheres e crianças moda.
Casa de abelha-  Tecido em que o entrelaçamento dos fios de urdume e a trama criam em forma de colmeia.
Casaco -Peça feminina ou masculina de mangas longas, fechada por zíper ou botões.

Cashmere (lê-se “caximir”) -Lã fina e macia. O termo também é usado para nomear estampas aplicadas em tecidos que são obtidos a partir dessa lã.

Casimira -Tecido grosso de lã.

Casting: é como se chama a seleção de pessoas para um trabalho. Geralmente esta nomenclatura está associada ao mundo dos artistas e da moda.
Casual Wear- Do inglês casual (informal) e wear (usar). Estilo de roupa simplificada, à vontade, utilizada para ficar em casa ou ir a lugares informais. Jeans, malhas, jaquetas, etc.
Cavalo -Parte da calça ou bermuda abaixo da cintura em que se encontram as duas pernas da peça.

Cetim-  Tecido que representa uma superfície lisa, acetinada, macia, lustrosa e outra opaca. Este tecido normalmente apresenta alta densidade de urdume.

Chambray - Mescla de fio de algodão branco e índigo. A versão clássica é o azul.

Chamois (lê-se “chamoá”) -Couro fino e macio.

Chemisier -Vestido reto que é como uma camisa masculina mais longa, fechado na frente por botões.

Chiffon -Tecido leve e enrugado, normalmente fabricado a partir da seda.

Cigarrete -Tem modelagem ajustada ao corpo, barra afunilada e comprimento pouco acima dos tornozelos.

Clutch – bolsa ou carteira de mão, geralmente feita de materiais duros.

Coleção- Conjunto de pacas que um estilista, desenhista propõe para conceitos e características específicas.

Colete -Peça sem mangas, com abertura na parte da frente e que normalmente é usada por cima de regatas, camisetas ou camisas. De alfaiataria, a peça é uma das partes que compõe o terno.

Color Blocking – tendência que mistura cores vivas e vibrantes em um mesmo look.
College-  estilo de roupas para o inverno muito vistas em jovens estudantes americanos como casacos com brasões, saias de pregas e blusões de lã.

Corpete -Peça feminina que se ajusta ao peito e à cintura e pode ou não ter amarração com fita.

Corselet (lê-se “corselê”) - é um corpete com costuras mais firmes que um espartilho (lingerie), mas não molda o corpo. Não deve ser confundido com o CORSET, que é utilizado para moldar o corpo.

Corset (lê-se “corsê”) -Palavra francesa que, em português, significa espartilho. É uma peça íntima que é composta de tecido firme, para afinar a cintura.

Corte enviesado - tipo de corte que dá mais caimento ao tecido/peça. Ele é feito no viés (diagonal) do tecido.
Cotton -Termo em inglês que significa algodão.

Coturno -Calçado pesado que cobre pés e tornozelos e é fechado por cordões.

Couro Ecológico – o chamado “couro ecológico” está associado a processos industriais que geram menos impacto que os tradicionais. Couros ecológicos são menos poluentes, usam substâncias naturais ou biodegradáveis. Em geral é feito da pele de animais, especialmente bovinos, como o convencional. A diferença está no processo de curtimento: em vez de usar metais pesados, em especial o cromo, o couro ecológico usa substâncias alternativas, como os taninos vegetais.
Crepe -Tecido leve de seda ou lã fina de textura áspera. Há diversos tipos de crepe (como o crepe georgette ou crepe da China), que recebem nomes diferentes conforme variação de peso e qualidade.

Crochê -Trançado feito com uma agulha especial que tem um gancho na ponta.

Curinga - é a peça chave do armário, como o famoso pretinho básico que serve para “todas” as ocasiões.
Customizar - é a ação de modificar, criar, adaptar, repaginar algo para que este tome uma forma diferente do original. 
Decote canoa - Decote feminino raso com formato que lembra o de uma canoa.

Decote coração -Decote feminino, normalmente um pouco mais profundo que o canoa, cortado como as curvas da parte de cima de um coração.

Decote império -É preso logo abaixo do busto e solto embaixo.

Decote nadador - Na frente há duas alças e atrás elas se unem. Nas costas, lembra a parte de trás de um maiô de natação.

Degradê - Efeito que diminui a intensidade de uma cor aos poucos numa mesma peça. É comum em lentes de óculos.

Denim - Sarja de algodão fabricada com fios tingidos de cor azul bem forte (índigo) e fios na cor natural, branco.

Drapeado -Efeito produzido por dobras e pregas de um tecido.

Debrum: é um tipo de acabamento em tira ou fita dobrado e costurado na borda de um tecido. Também conhecido como viés.
Degagê -  tipo de gola solta e afastada do pescoço. 
Délavé - Processo de lavagem estonada com aplicação de clareamento e alvejamento, deixando o tecido com um visual mais macio que o simples estonado.


Destroyed- Processo de lavagem parecida com a estonagem, porém utiliza-se produtos que corroem a fibra levemente, deixando um aspecto meio “destruído” justificando assim o nome destroyed que no inglês significa destruído.


Dry Fit-  Conceito utilizado para definir o tecido feito de poliéster ou poliamida com ou sem elastano, ou que, devido a sua estrutura e a sua titulagem do fio, proporcionam um conforto propício para o esporte que exigem alta capacidade de transpiração. Um produto com conceito DRY FIT dá ao tecido capacidade de tirar a umidade do corpo e transporta-la para fora do tecido. Em português o significado caimento seco, justificando assim seu beneficio.
Ecológico- Estilo alimentado por uma nova dimensão ética do dia a dia. Reciclado, biodegradável, reutilizável são conceitos ligados a este estilo.
Encharpe- Palavra francesa para designar lenço macio e longo, feito geralmente na seda, crepe ou algodão, usado ao redor do pescoço, cintura e cabelo.
Elastano, spandex - Fibra artificial proveniente dos poliuretanos mais conhecidas comercialmente como lycra. Fibra química de maior elasticidade, capaz de esticar e retornar ao seu estado inicial sem danificações. Atualmente utilizado na mistura com outras fibras como algodão, poliéster, proporcionando conforto, elasticidade.
Engana-mamãe - Tipo de maiô que é inteiriço na frente, mas tem as laterais
recortadas e, de costas, parece um biquíni.

Escarpim (lê-se “escarpã) - Sapato feminino com saltos altos, bico fino e um pouco cavado na altura dos dedos.

Espadrille ou espadrilha - Conhecidas também como alpargatas, tem o salto/ solado de corda. Criadas há mais de 600 anos na Catalúnia, eram usadas por camponesas. Originalmente feitas em algodão. Hoje as encontramos em couro, napa (couro ecológico) e tecidos de algodão e linho.
Espartilho - Sinônimo de Corselet.

Espinha de peixe: É o nome dado a um dos tipos de tecelagem em sarja, em que a trama é trabalha de tal forma que imita a espinha de um peixe.
Estampa Liberty - Criada pelo britânico Arthur L Liberty que se inspirava em motivos campestres para criar estampas para sua marca Liberty London, no final do século 19. Hoje em dia são mais de 500 tipos de padronagens diferentes dessa estampa.

Estilo - Manifestações pessoais, individuais ou grupais, exteriorizada através do modo de se vestir ou de se expressar. Segue características próprias ou influenciadas por uma época.
Estola - Tecido retangular que funciona como um xale.

Etiqueta - A palavra etiqueta veio do francês etiquette, que designava, como hoje, um pequeno pedaço de papel escrito que era afixado a um saco ou a um pacote para identificar o seu conteúdo. Seu uso primitivo era nos sacos de dinheiro, nos grandes maços de papeis, nos fardos e nas trouxas de roupas. Com o desenvolvimento da indústria têxtil, a partir do século XIX, passou a figurar também em cada peça de roupa, a fim de identificar o seu fabricante.

Étnico - Estilo ligado a aspectos culturais de determinado lugar, como a Índia ou a África. Estilo com referências artísticas e culturais. Por exemplo: roupas que trazem referências indígenas, indianas e africanas; estampas tropicais, itens como penas.

Evasê - Corte de roupas que alarga sutilmente em direção à parte inferior. Modelagem de saia ou vestido que se alarga gradativamente na parte inferior.

Fashion - Palavra inglesa que significa moda.
Fashionista: é a pessoa que está intimamente envolvida com a moda, que segue tendências e que conhece a fundo o mundo fashion. Ama estar na moda.
Fenda - Aberturas das roupas.
Fibra compactada - Processo industrial que deixa o fio com maior regularidade e sem aspereza.

Fibra curta - Fibras que se encontram na menor escala do diagrama de longitude de fibras.

Fibra longa - Fibras que se encontram na maior escala do diagrama de longitude de fibras.

Fibras têxteis artificiais - São fornecidas pela natureza, devendo passar por artifício que lhes dêem características de fibras têxteis. Ex. a madeira ou bambu, ambos podem dar origem a viscose.

Fibras têxteis naturais - São aquelas fornecidas praticamente prontas pela natureza bastando limpa-las de impurezas: Ex. lã, algodão.

Fibras têxteis sintéticas -  São aquelas cujas macromoléculas são obtidas através de reações químicas. Ex. do petróleo pode-se chegar à fibra de poliéster.

Fil a fil - Tecido de amarração tafetá onde o urdume e/ou trama são dispostos alternadamente com fio branco e outro colorido.

Fio - Nome genérico do conjunto de fibras unidas por torção. Os fios podem ser de fibras curtas, longas ou de filamentos contínuos.
Fitness: moda para academia, esporte e lazer
Flat – sapatos baixos e confortáveis, como as sapatilhas.
Fluo - A palavra vem de fluorescente, que na moda é um adjetivo usado para caracterizar cores luminosas e fortes, como verde-limão, amarelo, rosa, verde, roxo e laranja.

Folk: estilo de roupas inspirado nas tradições folclóricas de determinadas regiões ou povos.

Forro - Tecido que fica debaixo de outro mais fino ou transparente em uma saia, blusa ou vestido para não mostrar o corpo.

Forro - Tecido que fica debaixo de outro mais fino ou transparente em uma saia, blusa ou vestido para não mostrar o corpo.

Frente-única - Blusa ou parte de cima de um vestido em que as alças se encontram atrás do pescoço, deixando as costas de fora.

Fuseau: é uma calça muito justa que possui alças em sua parte inferior para o encaixe dos pés.
Fuxico: é uma pequena peça feita manualmente com tecido, de formato arredondado, onde após a costura o fio é franzido formando uma espécie de flor. 
Gabardine - Nome dado ao tecido diagonal de 45 a 63 graus no lado direito. Sua construção é uma sarja, com o efeito de estrias fina. Pode ser de fibras naturais ou sintéticas. Tecido firme, durável, compacto. Com características impermeáveis.

Galão - Fita não muito larga com a qual se decoram as dobraduras, as bordas de peças de vestuário.
Galocha - Tipo de bota impermeável feita de borracha ou PVC que tem sido fabricada com estampas e cores fortes para ser usada por adultos e crianças.
Girlie – Estilo romântico e superfeminino. Caracterizado por estampas florais, cores doces como rosa claro e cintura marcada.

Glitter – Estampa, textura com granulos brilhosos, aplicada em tecidos com uma pasta incolor que protege o “glitter”.
Godê: Corte redondo com modelagem ampla, muito utilizado em saias rodadas.
Gola - Parte de uma blusa ou vestido que envolve o pescoço.

Gola Marinheiro - Gola longa dobrada na parte de trás e caída nas costas. Na parte da frente é fechada em V.

Gola rulê - Gola alta e justa no pescoço.

Gorgorão - Tecido encorpado de seda ou lã que forma pequenos desníveis na trama.

Gravatas - A gravata uma peça muito importante do vestuário masculino também teve sua história e sua importância e sua importância no contexto mundial. Em La Grande Histoire de La Cravate ( A Grande Historia da Gravata), Françoise Chaile conta que em 1635 um grupo de 6 mil militares da Croácia foram a Paris manifestar seu apoio aos franceses em uma guerra religiosa travada contra os suecos. Eles usavam uma tira de pano no pescoço como parte do uniforme. A dos oficiais era feita de algodão e seda e a dos soldados rasos, de um tecido grosseiro. A peça caiu no gosto dos nobres franceses da corte e foi adotado sob a expressão a la croate. Ela deu origem ao termo francês Cravate, que por sua vez originou a palavra gravata. A versão estreita usada sob o colarinho de uma camisa nasceu no século XIX, ganhando cores, estampas e os mais diversos tipos de nós. Hoje constitui a peça mais pessoal do traje masculino e resume a elegância e o estilo do homem que a veste. Tipos de nós: cruzado, pequeno, windsor, semi windsor, simples e simples duplo.
Habillé: é um tipo de vestido elegante para ocasiões que pedem um traje à rigor. Porém, este pode ser curto.
Helanca- Marca de um fio enrugado e elástico. Nos anos 1960 foi muito usado em maiôs e faixas de cabelo.

Hi-lo (lê-se “rái-lou”) - Gíria da moda para definir o estilo de alguém ou de alguma produção que combina peças caras e baratas. A palavra é uma abreviação dos termos high (que significa alto em inglês) e low (baixo), que são combinados para dar ideia de uma mistura de roupas e acessórios caros e baratos.

Hit da estação: é a peça principal da estação. A maior tendência ou aposta para aquele momento.

Hot pants - Expressão em inglês usada nos anos 1970 para caracterizar shorts femininos que normalmente eram usados com botas longas e casacos compridos. No Brasil, o termo é usado como sinônimo de short. Short super curto e de cintura alta, resgatado dos anos 60.

Hype (lê-se “ráipe”) - Adjetivo para algo que esteja fazendo grande sucesso em determinado momento.

Hippie - Movimento iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos, por jovens que se opunham à Guerra do Vietnã e pregavam a paz e o amor livre. Suas ideias libertárias se refletiram na moda em forma de batas, saias largas, bordados e estampas étnicas. A estética, que prima pelo conforto, vem sendo recuperada por renomadas grifes ao longo das últimas décadas.
Hippie-chique- Estilo baseado na cultura dos anos 1960 e 1970. Vira e mexe, a moda recorre a algumas peças hippies e repagina o jeito despojado e relaxado de se vestir com glamour. Nos anos 1980, o jeans da Gucci tinha bainha desfiada, mas era incrementado com detalhes coloridos, brilhantes, cheios de bordados e alinhavos.

Ilhós - aviamento redondo com orifício central utilizado para a passagem de ar, agua ou cordões em roupas, acessórios, móveis, etc. 
Índigo - Pigmento azulado usado para tingir o brim, que é o tecido com que se faz o jeans.

It – pessoas que tem estilo e atitude e são admiradas por isso, ou peças e acessórios muito desejados naquele momento. (Exemplo: it girl e it bag)
Jacquard - Método de tecelagem, onde por meio de um sistema eletrônico de agulhas ao tecer obtém-se desenhos especiais, relevo ou não. Tecido ou tricô com desenhos coloridos ou geométricos, que se destacam em um fundo de outra cor.

Japona - Paletó grande e largo, feito de feltro ou lã, inspirado no casaco de marinheiros e pescadores franceses do século 19.

Jaqueta perfecto - Peça feita de couro ou outros tecidos, ampla, normalmente com elástico nos punhos e barra, mangas largas e fechada com zíper frontal. A famosa jaqueta de couro preto com zíper em diagonal.

Jardineira - Calça, bermuda ou saia que tem um pedaço do mesmo tecido, quadrado, costurado na cintura, com alças que se encontram na parte de trás. É usada sobre alguma camiseta.

Jeans wear - Linha de vestuário surgida em meados dos anos 50, expressando a cultura norte-americana. São utilizados o brim e o índigo blue.

Jegging - Jeans + legging , ou seja, uma legging com tecido similar ou com aparência igual ao do jeans.
Jérsei - Tecido de malha muito fino e macio.

Jogging: conjunto de agasalho (abrigo) esportivo. 
Kaftan - Bata ou túnica indiana, o Kaftan é uma peça superversátil, podendo ser usada como saída de banho, o que garante que você não perca a elegância nos momentos de praia ou piscina, ou ainda como vestidos e combinadas com calças, pode fazer parte do seu vestuário cotidiano, para passeios informais ou até para um compromisso mais glamouroso à noite, tudo vai depender dos materiais que compõem a peça e dos acessórios que vão complementá-lo.

Kilt - Peça de tradição escocesa. É uma saia de cerca de sete metros, pregueada e arrematada por fivelas ou alfinetes.

Lã - Fibra de origem animal, que possui propriedades como isolamento térmico elevado, boa estabilidade dimensional, grande absorção, elasticidade e tendência a feltrar-se.

Ladylike – estilo superelegante e feminino, que, com traços vintage, abusa de laços e detalhes românticos. 

Laise - Tecido leve com pequenos furos e bordados que formam desenhos delicados.

Lapela - Parte frontal das camisas, casacos e ternos, jaquetas, e que é dobrada ou virada sobre si mesma e unida à gola por costura. Reforço.

Legging - Calça  ou meia feminina de malha que é colada ao corpo, sem pedal, com comprimento até os tornozelos.

Line-up: é a programação de um evento.

Linha A - Palavra que caracteriza um look com ombros estreitos, cintura pouco baixa e saia evasê. Também dá nome a saias e vestidos que sejam mais abertos a partir da cintura.

Linho - Nome dado a qualquer tecido feito de fibra extraída da planta de mesmo nome. Forte e de superfície lisa, o linho varia de peso e textura.

Look -  Do inglês, olhar, é o estilo, o resultado da soma de roupa, acessórios, atitude, que se percebe numa única olhada. Significa visual, comportamento, aparência de uma pessoa, devido a sua maneira de vestir.

Longuete - Vestido com comprimento logo abaixo dos joelhos.

Lurex - Fio de alumínio recoberto de plástico com aspecto metálico e muito brilho.

Lycra - Nome de uma marca de elastano desenvolvido pela DuPont.
Maquinetado - Armações diversas, elaboradas que formam desenhos, texturas e figuras geométricas, e que se repetem ao longo do tecido. Em inglês dobby.
Macacão - Peça ampla e inteiriça, que cobre corpo, pernas e braços.

Madrepérola - Matéria-prima encontrada na parte interna de conchas que é aplicada em acessórios.

Make ou Make-up: significa maquiagem.

Manga bufante - Parte da blusa que cobre os braços e é franzida nas duas extremidades da manga.

Manga japonesa - É um prolongamento bem curto da manga da blusa ou do vestido.
Manga morcego - Tem um prolongamento do tecido entre os braços e o corpo, formando algo parecido com as asas de um morcego.

Manga três quartos - Tem o comprimento entre o punho e o cotovelo.

Mantô - Termo genérico para qualquer tipo de casaco de inverno usado por homens e mulheres por cima das roupas.

Mary Jane - Também conhecido como boneca, são sapatos fechados na frente, com bico redondo. Tem uma tira que transpassa de uma lateral a outra sobre o dorso do pé, geralmente é fechada por fivela ou botão.


Matelassê - Efeito acolchoado obtido por meio da costura de linhas verticais e horizontais que formam quadrados (às vezes com enchimento) na superfície do tecido.

Maxibolsa - Adjetivo que caracteriza bolsas femininas casuais de tamanho bastante grande.

Maxi Pulôver: é um casaco grande, geralmente de lã, que pode ter manga longa ou não

Meia-pata - Sapato com salto atrás e um solado espesso na parte da frente.

Meia 7/8 – meia calça que termina na coxa, pouco acima do joelho.

Mercerizado - Processo de acabamento em que o tecido é tratado com soda cáustica e tensão, de modo a se obter um acabamento sedoso, com mais brilho e que aumenta a resistência do tecido.

Microfibra - Fibra sintética ou artificial formada por fios muito finos, cada um dezenas de vezes menor que um fio de cabelo.

Minimalista - É o simples, o básico, que procuro no mínimo, se tornar o máximo.
Minimalismo – Estilo clean, com cores claras e neutras e recortes mais retos e simples. Essa é uma tendência onde menos é mais! 

Minissaia - Saia com comprimento um pouco acima da metade da perna, entre os joelhos e o início das coxas.

Mix: variedade de peças em uma coleção

Mocassim - Calçado de couro simples, salto baixo, com poucos detalhes e costura aparente.

Montar - termo designado para o ato de vestir-se por inteiro, muito utilizado por Drag Queens quando se produzem para alguma ocasião. 
Moulage (lê-se “mulage”) - Técnica em que a roupa é modelada diretamente no corpo e só depois o corte definitivo é feito no tecido.

Mule - Calçado de saltos altos coberto apenas na parte da frente.

Musselina - Tecido de algodão muito fino, leve e transparente.

Motorcycle boot- bota com cano médio e boca mais larguinha, bico arredondado e fivelas.
Navy – Palavra de origem inglesa para designar a marinha, o naval. No universo da moda, refere-se as peças inspiradas no náutico. Listras, em vermelho, branco e azul marinho, aplicação de aviamentos, como cordas, correntes e botões dourados, são as características mais associadas ao estilo.

Neoprene - Material sintético usado em roupas de surfe.

Obi: faixa larga e entretelada, geralmente feita de brocado de seda, com um laço na parte de trás originalmente utilizada pelos japoneses.
Off-white - Cor um pouco mais “suja” do que o branco. É parecido com o creme, mas um pouco mais branco.

Olheiro: chamado também de scouter, é aquele que encontra um novo rosto para carreira de modelo e encaminha esta pessoa para as agências.
Ombreiras - Pequenas almofadas feitas de algodão ou espuma que são costuradas por dentro dos ombros de blusas, casacos, jaquetas ou paletós.

Open Boot – é a mesma coisa que ankle boot, só que com recortes na frente e/ou atrás.



Organza - Tecido encorpado de seda, fino e transparente, feito de fio de poliamida.

Oversized - Em inglês significa tamanho grande, fora de proporções. Na moda o termo é usado para definir um tipo de calça jeans bem larga, como se fosse um tamanho acima do ideal.

Oxford - O nome nasceu para identificar uma bota curta usada na Inglaterra no século XVII. As calças dos calouros da Universidade de Oxford em 1920 foi dado o mesmo nome. O nome também já foi usado a um tecido de classe alta, próprio para camisaria, onde o urdume é de fio branco e a trama de fio tinto, resultando um efeito mescla. Também é o nome de uma sapato masculino, fechado e de amarrar, que foi adaptado ao armário feminino.

Paetê: tipo de lantejoula, porém achatada e lisa. Possui orifício no meio para aplicação em roupas. Pode ser utilizada também em acessórios.
Panamá - Nome fantasia para tecido em construção de tela 1x1. Também define um tipo de chapéu de palha clara, muito flexível, que ficou conhecido graças ao presidente Roosevelt, na década de 30. O nome panamá é também um tecido de sarja leve usado na confecção de calças, camisas e blazers masculinos.
Pareô - Espécie de canga. É um pedaço de tecido estampado, que pode ser amarrado no corpo de diversas formas.

Parka - Casaco com capuz, de comprimento até as coxas, fechamento e bolsos frontais e cadarços que passam por uma bainha na cintura.

Passamanaria - Trabalho feito por passamanes, que são fitas, franjas ou bordados.

Passante - Parte da cintura de uma calça ou bermuda em são presos os cintos.

Patchwork - Artesanato que une pedaços de tecido de diferentes formas, cores e estampas.

Pelerine - Capa rodada e curta, de tricô, de lã ou tecido. Peça estilo capa curta que cobre a parte superior dos braços e ombros.

Peep Toe – sapato que tem uma pequena abertura na frente e deixa uma parte dos dedos a mostra. São sapatos de bico redondo o qual é aberto apenas nas pontas dos dedos, dando um ar retrô, típico dos anos 40 e 50.

Plataforma - É um solado com salto inteiriço mais alto atrás ou totalmente plano.
Plush - Malha de algodão, macia ao toque, com textura de felpas aveludadas.

Plissado – efeito sanfonado dos tecidos de saias, vestidos e blusas. 

Poá - Estampa de bolinhas.

Polainas - Peças de tricô ou malha que cobrem desde a metade da perna até abaixo dos calcanhares.

Pied de poule - Em francês, pé-de-galinha. Tecido em fio tinto e armação tafetá, em que se dispõe a quatro fios claros seguido de quatro fios escuros, formando um xadrez pequeno que se assemelha ao rastro deixado pelo pé de galinha.
Poliamida - Foi a primeira fibra sintética criada pelo homem. Tem como características a alta resistência a lavagem, resiste ao amarrotamento, baixa absorção de umidade, toque agradável. A grande vantagem da poliamidaem relação ao poliéster é o toque mais macio e melhor transpiração.

Poliéster - Fibra sintética muito usada com freqüência em confecção devido suas características de não amarrotar, não deformar, e secar rapidamente. Foi lançada em 1941.
Pólo - Camisa de malha de piquê (que tem dois panos sobrepostos e ligados) de algodão, mangas curtas e gola virada para fora.

Prega - Dobra feita no tecido para dar à roupa a forma desejada.

Prêt-à-porter - Expressão francesa que significa “pronto para vestir” e dá nome às roupas que não são feitas sob medida, mas estão prontas e disponíveis em lojas.

Preppy – estilo que lembra as roupas estilo colegial, marcado pelos cardigãs, saias plissadas, tiaras e meias-calças. Ganhou um toque pop ao apostar em cores fortes!

Preview: é a pré-visualização da coleção, para analisar como ela realmente será.
Príncipe de Galles: ou escama de peixe, é uma trama que forma um tipo de zigue-zague. 
Pull - Vestido que é uma espécie de blusão longo, solto no corpo.

Pulôver - Malha de tricô com decote V e sem mangas.

Quepe - Boné usado por militares.

Quimono - Roupa tradicional da China e do Japão, normalmente usada em festas ou ocasiões especiais.

Raglã: tipo de modelagem onde a costura cria uma linha diagonal nos ombros.
Rebite - Haste de metal que é encaixada em um furo da roupa para prendê-la.

Retorcido - Fio formado por dois ou mais cabos, de cores iguais ou diferentes, retorcidos entre si.

Retrô – Vem da palavra Retrospectiva, ou seja, remete aquilo que já foi. Representa roupas antigas que voltam de vez em quando na moda.

Risca de giz - Nome dado a um tipo de padronagem comum no guarda roupa masculino. Normalmente de fundo escuro, cortado por finíssimas listras.

Saia A - modelagem de saia justa no quadril e aberta em baixo, tipo em formato de “A”.
Saia evasê - Modelo ligeiramente aberto na parte inferior.

Saia godê - É cortada em tecido enviesado e tem caimento solto e ondulado.

Saia-envelope - Tipo de saia com transpasse frontal ou lateral.

Sarja - Tipo de construção de ligação do tecido plano, no qual os fios de urdume produzem o efeito diagonal. Tecido prático e versátil apresenta um excelente caimento, um ótimo aspecto após a lavagem, e ideal para qualquer clima. É mais utilizada por amarrotar menos que a tela.

Salto Anabela - Começa alto no calcanhar e vai diminuindo, até ficar sem salto na parte da frente do pé.

Sapatênis - Peça que une as características de um sapato e de um tênis. Pode ser de couro, brim ou borracha e pode ou não ter fechamento com cordões.
Sapato boneca - Calçado com bico arredondado e alça sobre o peito do pé, com ou sem salto.

Sapato boyish - O mesmo que oxford, sapato feminino de amarrar que imita o modelo masculino de couro.

Sári - Traje usado por mulheres indianas que é feito por uma longa peça de pano que é amarrado na cintura e tem comprimento até os pés.

Sarouel - calça ou bermuda com modelagem ampla no “gavião”. Fica com aspecto fofo na parte da frente e traseira, mas tem o cós e as pernas ajustados.
Seventies ou 70's – é a moda e estilo típico da década de 70, adaptado para os dias atuais.
Shape - do inglês “forma”, na moda utiliza-se este nome para modeladores, ou mesmo como a forma de moda: ex. “O novo shape da moda”.
Skinny - é a calça com modelagem ajustada ao corpo até os tornozelos.
Smoking - Traje masculino usado em eventos black-tie que é composto por calça preta com faixa acetinada nas laterais, paletó com lapelas pretas em tecido acetinado, camisa branca, faixa na cintura e gravata borboleta pretas.

Sobreposição - Uso de uma peça por cima da outra, com todas aparentes.

Sobretudo - Casaco pesado com comprimento até a altura da panturrilha.

Spencer - Casaco curto marcado na altura da cintura e de mangas longas.

Strass - Pequeno brilho que reproduz o efeito de um diamante. O nome é patenteado pela Swarovski.

Streetwear - Do inglês street (rua) wear (usar). Termo usado para determinar o estilo jovem do final do século XX, com conceitos irreverentes e inovadores.

Stretch - Qualidade elástica de tecidos que tenham fios de elastano em sua composição.

Stylist - Palavra em inglês que dá nome aos profissionais que definem a imagem de um desfile, catálogo ou editorial de moda. Ele sugere as peças e ajuda a coordená-las e definir a maquiagem e o cabelo que vão acompanhá-las.

Suéter - Malha de tricô com decote em V.

Suspensório - Acessório que tem duas tiras paralelas na parte da frente, que se unem em formato de Y atrás. É preso no cós da calça, tanto na frente quanto atrás.

Scarpins – é o clássico sapato feminino fechado e de salto alto. 
Sneakers – tênis modernos, geralmente de cano alto e supercoloridos.
Stylist - é o profissional que cria uma imagem de moda junto ao estilista. É quem produz a composição dos looks, dos efeitos de passarela, etc.
Stone Washed - lavação que se utiliza de pedras para criar beneficiamento à peça com estilo de usado e desgastado.
Strass- são pedrinhas ou cristais aplicados em roupas e acessórios para dar brilho à peça.
Stretch - é o tecido com elastano em sua composição.
Suja (peça) - peça que sofreu beneficiamento pra obter aspecto de usado ou sujo.
Sweater - é um blusão de lã chamado também de suéter ou pulôver. 
Tafetá - Tecido brilhante fabricado a partir de fios de seda.

Tailleur (lê-se “taiêr”) - Conjunto feminino de saia e casaco ou calça e casaco (este, também conhecido como costume).

Tecido plano - Aquele que não estica, como a sarja e a seda.

Tecidos Tecnológicos: tecidos de alta qualidade, durabilidade e conforto. Existem tecidos que exercem funções específicas, como proteger do calor, do frio, umidade, fogo e mofo; outros com hidratante corporal em sua fórmula, ou que tratam a celulite, ou até mesmo que acendem (com luzes que formam estampas!). São tecidos que vão ao encontro da necessidade e desejo do consumidor, sempre aliados à tecnologia.

Terno - Conjunto obrigatoriamente formado por paletó, colete e calça. Uma roupa intimamente ligada à idéia de poder.
Tela - Os fios da trama e do urdume se entrecruzam alternadamente. É uma construção de ligação do tecido plano,  caracterizada pela simetria da distribuição dos fios na proporção 1 fio por 1 fio (entre urdume e trama). Esta construção em tela plana proporciona uma superfície plana e regular.
Tie-dye (lê-se “tái-dái”) - Estampa caseira com tingimento irregular, obtida por meio de nós feitos no tecido, que depois é mergulhado em tinta.

Trama - Série de fios em sentido horizontal que, ao unir-se com os fios do urdume, forma o tecido plano.

Transpassado - Efeito de cruzar uma parte do tecido de uma blusa ou vestido sobre a outra.

Trench coat - Do inglês, significa “casaco de trincheira”. É um modelo de casaco de modelagem ampla, fenda e pala larga na parte de trás, tiras com fivelas nos punhos, aba abotoada, bolsos fechados e cinto.
Trendsetter – é quando a pessoa é trendy, ou seja, quando ela lança tendências de moda e está sempre por dentro do mundo fashion.

Tressê - ”Trançado, desenhos com tramas com jeito de artesanato.”

Tricoline - Tecido leve e macio, feito a partir do algodão. É comum ser usado em camisas masculinas. É a base da camisaria de boa qualidade, seja lisa, listrada+-s ou xadrezes.
Trilha: é a música que dá som à imagem. Utilizada em desfiles, filmes, novelas…

Torção - É o número de voltas dado ao fio em torno de seu próprio eixo. Ela é dada ao fio para coesão às fibras e consequentemente a resistência.
Túnica - Veste ampla, longa, reta, com ou sem mangas.
Tweed (lê-se “tuid”) - Do inglês, tecido rústico de lã, com vários padrões e cores. O fio tweed é um tipo de boutonne com bolinhas coloridas. É um tecido de textura áspera, em vários padrões coloridos. O nome se originou de River Tweed, centro cooperativista de tecelagens escocesas. Usado especialmente no inverno.

Urdume - Série de fios em sentido longitudinal que ao unir-se com os fios de trama formam o tecido plano. É a estrutura vertical do tecido que dá suporte e resistência a tela.
Used - beneficiamento que deixa o tecido com cara de usado.
Vintage - É algo que foi produzido no passado e está até hoje inteiro, exercendo suas funções.

Velcro - Marca registrada que dá nome ao sistema de fechamento de roupas em que as duas partes que devem ser presas são grudadas.

Veludo - Tecido natural ou sintético que tem um lado liso e o outro coberto por pelos curtos e bem fechados.

Verniz - Material brilhante e impermeável usado para fazer sapatos, bolsas e cintos.

Viés - Linha ou peça de tecido cortado na diagonal.

Viscoelastano - Tecido opaco que absorve o calor e se molda facilmente ao corpo.

Viscose - Fibra de celulose com que são feitos tecidos pesados, absorventes e com toque frio. Derivada da polpa da madeira.

Voil (lê-se “voal”) - Tecido leve e transparente feito com algodão.

Wrap – casacos, vestidos ou blusas com pontas laterais, com as quais é feita uma amarração ("wrap", em inglês). 

Wedge – é uma versão mais atual do salto anabela, ou seja, é um salto plataforma que aparece em botas, sandálias e sapatos. Pode ser em materiais como madeira, veludo e até couro.

Xadrez - Estampa composta por quadrados alternados em cores diferentes.

Xadrez vichy - Xadrez de duas cores composto por quadrados que não se encontram.

Xale - Peça quadrada ou retangular que envolve as costas.

Xantungue (ou shantung) - Tecido fino de seda que tem textura irregular.

Zuave: calça com corte reto e franzido na parte inferior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário